Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48057
Compartilhe esta página
Título: | Representatividade feminina na sala de aula a partir das HQs da Capitã Marvel |
Autor(es): | CAVALCANTI, Luciana Kelly Ferreira |
Palavras-chave: | Histórias em quadrinhos; HQs; Capitã Marvel; Representatividade feminina; Protagonismo feminino |
Data do documento: | 28-Out-2022 |
Citação: | CAVALCANTI, Luciana Kelly Ferreira. Representatividade feminina na sala de aula a partir das HQs da Capitã Marvel. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | O presente artigo foi elaborado como requisito da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II e tem o objetivo de discutir como as HQs da Capitã Marvel podem ser um aporte teórico eficaz para trabalhar a representatividade feminina na sala de aula nas turmas de educação básica. Além de investigar como tais histórias em quadrinhos podem apresentar um exemplo de representatividade positiva, e, consequentemente, possibilitar o debate de temas pertinentes, quebrando estereótipos machistas enraizados numa sociedade patriarcal. Para isso, foi utilizado Rama e Vergueiro (2010) para conduzir a discussão acerca da utilização das HQs na sala de aula; sobre a figura da mulher na sociedade contemporânea e a importância de uma pedagogia feminista em sala de aula, Louro (1997) e Hooks (2013); bem como a análise de 12 HQs da personagem título do artigo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48057 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Luciana Kelly Ferreira Cavalcanti .pdf | 2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons